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sábado, 22 de junho de 2013

Tratamento da Informação / Probabilidade / Estatística

Esse vídeo explica bem detalhado o tema  tratamento da Informação / Probabilidade / Estatística   que foi citado em nosso plano. Aqui podemos entender como isso pode influenciar no nosso dia a dia em sala de aula e na vida de nosso aluno.





Prova Brasil de Matemática:
Tratamento da informação
O bloco Tratamento da Informação engloba a leitura de gráficos e tabelas simples e de dupla entrada. Nelas, o aluno deve encontrar dados para resolver problemas.
As habilidades relacionadas à coleta e à organização de dados que permitam a resolução de problemas são analisadas no bloco Tratamento da Informação. Dentro do descritor 27, são abordadas tanto as tabelas de coluna simples como as de dupla entrada. Ao desenvolver as habilidades relacionadas à análise de ambas, cabe ao professor levar a turma a encontrar nelas informações que permitam responder a questões do tipo "quantos", "qual", "qual o menor" ou "qual o maior".

          Para indicar qual a estação do ano com o maior número de visitantes em Londrina
 (veja o exemplo 1 no quadro abaixo), é necessário, após analisar a tabela, comparar os números. Para chegar à resposta correta da segunda questão, a criança tem de analisar uma tabela de dupla entrada. Depois, além de identificar a coluna que apresenta os valores do pagamento, ela tem de cruzar essa informação com a da linha que indica a condição do inscrito, o que gera uma complexidade maior.

Encontrar informações em tabelas (Descritor 27)
1. A tabela mostra o total de visitantes na cidade de Londrina durante as estações do ano. Qual foi a estação do ano com o maior número de visitantes?
Estações do ano
Total de visitantes (aproximadamente)
Verão
1.148
Outono
1.026
Inverno
1.234
Primavera
1.209
A) Inverno      B) Outono      C) Primavera      D) Verão2. Um estudante pretende se inscrever para participar de um campeonato. O valor das inscrições está apresentado na tabela abaixo:
Categoria
Inscrições até 31/10
Na abertura do campeonato
Profissional
R$ 60,00
R$ 70,00
Estudantes
R$ 30,00
R$ 35,00
Sabendo que o estudante vai se inscrever na abertura do campeonato, qual o valor que ele vai pagar? 

A) R$ 30,00     
 B) R$ 35,00      C) R$ 60,00       D) R$ 70,00
Orientação didática
Leitura de tabelas simples e de dupla entrada

Tabelas são uma boa forma de organizar os dados de uma pesquisa. Por exemplo, uma que mostre os meios de transporte utilizados pelos alunos. Numa coluna ficam os veículos, e na outra, o número de crianças que os utilizam. A tarefa se complica quando é preciso estabelecer relações em uma tabela de dupla entrada, como esta:
Produto
2001
2002
2003
Café
0,80
1,00
1,20
Açúcar
0,60
0,90
1,20
Diante da questão sobre quanto os preços crescem de um ano para o outro, o aluno tem de analisar a primeira coluna em relação às outras três que apresentam os preços nos vários anos.

Orientações
Exercícios com gráficos precisam estar sempre presentes nas aulas de Matemática. Para dar a oportunidade de um contato significativo com essa forma de organizar a informação, incentive os estudantes a perguntar e falar o que compreendem sobre os gráficos e as tabelas. A produção de textos que trazem a interpretação de gráficos e a construção deles com base em informações de textos jornalísticos e científicos constituem pontos a destacar. Ao planejar as aulas, é essencial considerar que eles oferecem diferentes graus de complexidade no que se refere à leitura e à construção.
Acessado dia 22/06/2013


A PROBABILIDADE E A ESTATÍSTICA NO ENSINO

Os Parâmetros Curriculares Nacionais recomendam o trabalho com Estatística com a finalidade
de que o estudante construa procedimentos para coletar, organizar, comunicar e interpretar dados,
utilizando tabelas, gráficos e representações, e que seja capaz de descrever e interpretar sua
realidade, usando conhecimentos matemáticos.
Em relação à Probabilidade, consideram que esta pode promover a compreensão de grande parte dos acontecimentos do cotidiano que são de natureza aleatória, possibilitando a identificação de
resultados possíveis desses acontecimentos. Destacam o acaso e a incerteza que se manifestam
intuitivamente, portanto cabendo à escola propor situações em que as crianças possam realizar
experimentos e fazer observações dos eventos. Quanto à Combinatória, o objetivo é possibilitar ao aluno lidar com situações-problema que envolvam diferentes tipos de agrupamentos e possibilitem a compreensão do princípio
multiplicativo da contagem.
Com esses objetivos, , destacando-se a leitura e interpretação de informações contidas em imagens; a coleta e organização de informações; a interpretação e elaboração de listas, tabelas simples, tabelas de dupla entrada e gráficos para comunicar a informação obtida; a produção de textos escritos a partir da interpretação de gráficos e tabelas; a construção de gráficos e tabelas com base em informações contidas em textos jornalísticos, científicos ou outros; a obtenção e interpretação de média aritmética; a exploração da idéias de probabilidade em situações-problema, identificando sucessos possíveis, sucessos certos e as situações de “sorte”; a utilização de informações dadas para avaliar probabilidades; a identificação das possíveis maneiras de combinar elementos de uma coleção e de contabilizá-las, usando.

Estratégias
Os Parâmetros indicam que a coleta, a organização e descrição de dados são procedimentos
utilizados com muita freqüência na resolução de problemas e estimulam as crianças a fazer
perguntas, estabelecer relações, construir justificativas e desenvolver o espírito de investigação.
Sugerem que, nos dois primeiros ciclos, desenvolvam-se atividades relacionadas a assuntos de
interesse dos estudantes, que se proponha observação de acontecimentos, que se promovam
situações para se fazer previsões, que algumas noções de probabilidade sejam desenvolvidas.
Ressaltam que se desenvolva o raciocínio estatístico e probabilístico através da exploração de
situações de aprendizagem que levem o aluno a coletar, organizar e analisar informações, formular
argumentos e fazer inferências convincentes, tendo por base a análise de dados organizados em
representações matemáticas diversas. Enfatizam, dessa forma, a realização de investigações, a
resolução de problemas, a criação de estratégias com argumentos e justificativas.
Dessa forma, os Parâmetros Curriculares Nacionais justificam o ensino da probabilidade e da
estatística acenando para a necessidade do indivíduo compreender as informações veiculadas,
tomar decisões e fazer previsões que influenciam sua vida pessoal e em comunidade.
Porém, ao descreverem as noções de estatística, probabilidade e combinatória, não o fazem de forma integrada, podendo deixar ao professor a idéia de comparti mentalização desses temas. Ressaltam a necessidade de calcular medidas estatísticas, sem preocupar-se em enfatizar que o mais
importante é saber o que cada medida significa e não simplesmente efetuar seus cálculos.
Destacamos essas questões dado o fato de que as atividades propostas nos livros didáticos serem
permeadas por uma concepção de ensino de estatística e probabilidade bastante
compartimentalizada, como se os conceitos probabilísticos e estatísticos não se relacionassem. Essa 4
forma de olhar o ensino desses temas se contrapõe ao trabalho que recomenda o ensino da
probabilidade inseparável da estatística


Acessado dia 22/06/2013


Bibliografias:
Acessado dia 22/06/2013

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