Total de visualizações de página

sexta-feira, 7 de junho de 2013

A Matemática na nossa vida

A matemática está presente em todos os setores da nossa sociedade. De forma natural ela é incorporada a tudo que nos cerca, seja qual for a atividade, desde a mais específica até a mais simples.

Ela serve para a análise de fatores indicados de diversos elementos de estudo, seja para quantificar como para qualificar o objeto em estudo. Por exemplo:


  • Quando se faz a análise da água, no tocante ao teor de oxigênio, usamos os números para quantificar os oxigênio, e, com base nos números apresentados, tomamos certas posturas as quais serão fatores de correção.


  • Numa das atividades mais evoluídas do mundo, a F1, existe um serviço de telemetria muito importante para informar o piloto sobre seu desempenho na pista e, com base nesse serviço, é possível prever qual será a situação do mesmo durante um GP.


  • Nos hospitais, aparelhos mostram números que representam a situação clínica dos pacientes.


Como podemos perceber como a matemática é uma situação inevitável, muitas pessoas a detestam, talvez por não perceberem a importância que os números têm em suas vidas, e talvez, os números que mais nos causam apreço ou desgosto são do salário e contas a pagar, respectivamente. Esses números com certeza fazem a todos, e são, sem sombra de dúvida, responsáveis pelo estado de humor dos cidadão.

Um comentário: