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sábado, 15 de junho de 2013

Plano de aula


Plano de aula

Objeto do conhecimento:
    Tema 4: Tratamento da Informação / Probabilidade / Estatística.

Ano/ Série:
     9º Ano/ 8ª Série – 4º bimestre.

Objetivo geral a ser alcançado:        

·         Construir e interpretar os dados em tabelas e gráficos.
Objetivos específicos:
       

·         Coletar dados significativos para construir uma tabela;

·         Organizar os dados coletados em forma de tabela;

·         Interpretar os dados da tabela;

·         Localizar números racionais na reta numérica;

·         Compreender as informações transmitidas pela tabela e construir o gráfico.
 

Justificativa de se trabalhar esse conteúdo:     

·         Apresentam uma relevância social da informação com uma vinculação ao contexto de vida do aluno.

 Competências do sujeito:
      

·         Competências para realizar

·         Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa.

·         Competências para compreender

·         Resolver problemas que envolvam informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.

·         Resolver problemas que envolvam processos de contagem; princípio multiplicativo.

·         Resolver problemas que envolvam ideias básicas de probabilidade.


Habilidades:
        

·         Identificar e interpretar informações transmitidas por meio de tabelas.

·         Identificar e interpretar informações transmitidas por meio de gráficos.

·         Saber resolver problemas que envolvam idéias simples sobre probabilidade. 
 
Procedimentos metodológicos: 
 
·         Aula expositiva e explicativa.
  • Uso de explanação e Narrativas (contábeis, infográfico, uso do paradidático Atividades e Jogos com estatística), começar a aula com uma situação problema que esteja ao alcance do aluno, de modo a provocar curiosidade e desejo de conseguir envolvê-los nas atividades sugeridas;
  • Exemplificação usando situações problemas relacionadas ao cotidiano do aluno através de leitura compartilhada;
  • Divisão da sala em grupos para realizar pesquisa de campo;
  • Organização dos dados pesquisados em forma de tabela;
  • Ida a sala de informática para, no excell, construir a tabela e o gráfico;
  • Apresentação da pesquisa em tabela e gráfico à sala.     
Recursos Materiais:
  • Livro Didático (Narrativa e Contextualização);
  • Narrativa no Infográfico (maneira de contar histórias por trás de gráficos e tabelas);
  • Narrativas contábeis;
  • Caderno do aluno do Governo do Estado de São Paulo;
  • Textos de apoio relacionados ao tema;
  • Livro paradidático sobre tabelas e gráficos: Atividades e Jogos com Estatística de autoria de Marion Smoothey ou www.spcione.com.br;
  • Sala de informática, Internet, Excell.
  • Dados da pesquisa em campo;
  • Jornais/ revistas.
Avaliação:
  • O aluno será avaliado constantemente na sua atuação de pesquisa, autonomia, liderança, prática de estudo, exposição do conteúdo assimilada de forma oral e escrita;
  • Atividades com consulta, pesquisas, leituras;
  • Observar a participação e envolvimento do grupo na sala de informática;
  • Verificação da seleção de dados pertinentes para a construção da tabela;
  • Construção do gráfico;
  • Autoavaliação depois da apresentação da pesquisa/tabela/gráfico à sala;
  • Recuperação contínua e paralela.

MAPEAMENTO
 

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