Plano de aula
Objeto do
conhecimento:
Tema 4: Tratamento da Informação
/ Probabilidade / Estatística.
Ano/ Série:
9º Ano/ 8ª Série – 4º bimestre.
Objetivo geral a ser alcançado:
·
Construir
e interpretar os dados em tabelas e gráficos.
Objetivos específicos:
·
Coletar
dados significativos para construir uma tabela;
·
Organizar
os dados coletados em forma de tabela;
·
Interpretar
os dados da tabela;
·
Localizar
números racionais na reta numérica;
·
Compreender
as informações transmitidas pela tabela e construir o gráfico.
Justificativa de se
trabalhar esse conteúdo:
·
Apresentam
uma relevância social da informação com uma vinculação ao contexto de vida do
aluno.
·
Competências para realizar
·
Associar informações apresentadas em listas e/ou
tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa.
·
Competências para compreender
·
Resolver problemas que envolvam informações
apresentadas em tabelas e/ou gráficos.
·
Resolver problemas que envolvam processos de
contagem; princípio multiplicativo.
·
Resolver problemas que envolvam ideias básicas
de probabilidade.
Habilidades:
·
Identificar e interpretar informações
transmitidas por meio de tabelas.
·
Identificar e interpretar informações
transmitidas por meio de gráficos.
·
Saber resolver problemas que envolvam idéias
simples sobre probabilidade.
Procedimentos
metodológicos:
·
Aula
expositiva e explicativa.
- Uso de explanação e Narrativas (contábeis,
infográfico, uso do paradidático Atividades e Jogos com estatística),
começar a aula com uma situação problema que esteja ao alcance do aluno,
de modo a provocar curiosidade e desejo de conseguir envolvê-los nas
atividades sugeridas;
- Exemplificação usando situações problemas
relacionadas ao cotidiano do aluno através de leitura compartilhada;
- Divisão da sala em grupos para realizar
pesquisa de campo;
- Organização dos dados pesquisados em forma de
tabela;
- Ida a sala de informática para, no excell,
construir a tabela e o gráfico;
- Apresentação da pesquisa em tabela e gráfico à
sala.
Recursos Materiais:
- Livro
Didático (Narrativa e Contextualização);
- Narrativa
no Infográfico (maneira de contar histórias por trás de gráficos e
tabelas);
- Narrativas
contábeis;
- Caderno
do aluno do Governo do Estado de São Paulo;
- Textos
de apoio relacionados ao tema;
- Livro
paradidático sobre tabelas e gráficos: Atividades e Jogos com Estatística
de autoria de Marion Smoothey ou www.spcione.com.br;
- Sala
de informática, Internet, Excell.
- Dados
da pesquisa em campo;
- Jornais/
revistas.
Avaliação:
- O
aluno será avaliado constantemente na sua atuação de pesquisa, autonomia,
liderança, prática de estudo, exposição do conteúdo assimilada de forma
oral e escrita;
- Atividades
com consulta, pesquisas, leituras;
- Observar
a participação e envolvimento do grupo na sala de informática;
- Verificação
da seleção de dados pertinentes para a construção da tabela;
- Construção
do gráfico;
- Autoavaliação
depois da apresentação da pesquisa/tabela/gráfico à sala;
- Recuperação
contínua e paralela.
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