Plano de Aula
Objetivo:
8º Série 1º Bimestre (Conjunto
dos Números Reais)
Tema: Números Racionais:
O que esperamos: Que o aluno consiga
assimilar os conteúdos de uma forma simples e que possa despertar no mesmo o senso critico
Objetivo Especifico:
- Que o aluno selecione organize
informações referentes a números racionais;
- Que o aluno desenvolva
habilidade e competência.
- Que ele possa aplicar o
conhecimento obtido em seu dia a dia.
O porquê desse conteúdo:
A importância da escolha do conteúdo vem a calhar
com a realidade do aluno no seu dia a dia.
Percurso:
- O aluno deve saber comparar
frações e números decimais.
- Que o aluno reconheça a
razão como forma de comparar grandezas.
- Que o aluno reconheça
números decimais e extensão de suas casas.
- O aluno deve efetivar
cálculos envolvendo as quatro operações com números racionais conhecer
potenciação e simplificação de fração.
- Resolver problemas que
envolvem a potenciação, radiciação e ter conhecimento em
geometria básica.
- Que o mesmo tenha
conhecimento em porcentagem e proporção.
Metodologia:
- Aulas expositivas
relacionadas a números racionais (Utilizar aula expositiva para introduzir
o assunto em sala de aula e estimular o aluno ao conhecimento)
- Propor resolução dos
exercícios. (Propor resolução de exercícios envolvendo números racionais)
- Corrigir estes exercícios
para eliminar as duvida. (Dando exemplos práticos e de forma que estimule
a sua curiosidade)
- Propor resolução de
exercícios complementares como trabalho extraclasse.
- Utilização do caderno do
aluno do Governo do Estado de São Paulo.
Números Racionais:
- Transformações de decimais
finitos em fração. Mostrar para o aluno que números racionais podem ser
utilizados, tanto em situações caseiras: receitas usam de material de
limpeza e higiene, dentre outros. Em jornais e revistas com apresentação
para análise de dados nas reportagens ou em gráficos e tabelas. Em
problemas escolares relacionados a vários outros conteúdos. Enfim, a
utilização dos Números Racionais é muito vasta, portanto, aqui são apenas
alguns exemplos.
Dizimas Periódica e Fração
Geratriz:
- Dizimas periódica e fração
geratriz. Mostrar para o aluno a sua aplicação no dia a dia tendo como
exemplo a contextualização de problemas tais como: “Vovô Hermínio, que tem
7 netos, comprou 1 cento de balas. Sem dizer quantas balas havia no saco,
entregou-o às crianças com a recomendação de que distribuíssem as balas
igualmente entre elas assim” E com isso estimular o aluno ao aprendizado.
Potenciação:
- Propriedades para expoentes
inteiros. (Mostrar para o aluno que a potenciação é uma multiplicação de
fatores iguais). Ex. 2³=2x2x2= 8
- Tratamento da Potenciação.
(Trabalhar com o aluno problemas contextualizados envolvendo potenciação
tendo como exemplo situações do seu dia a dia).
Avaliação:
- Avaliação contínua e
paralela;
- Avaliação de aprendizagem
com números racionais;
- Avaliação através de prova
escrita com e sem consulta.
- Correção de exercícios
complementares.
- Assiduidade
Fluxograma do Percurso
Nenhum comentário:
Postar um comentário