Total de visualizações de página

domingo, 16 de junho de 2013


Plano de Aula

Objetivo:
8º Série 1º Bimestre (Conjunto dos Números Reais)

Tema: Números Racionais:

O que esperamos: Que o aluno consiga assimilar os conteúdos de uma forma simples e que possa despertar no mesmo o senso critico

Objetivo Especifico:
  • Que o aluno selecione organize informações referentes a números racionais;
  • Que o aluno desenvolva habilidade e competência.
  • Que ele possa aplicar o conhecimento obtido em seu dia a dia.

O porquê desse conteúdo:
A importância da escolha do conteúdo vem a calhar com a realidade do aluno no seu dia a dia.

Percurso:
  • O aluno deve saber comparar frações e números decimais. 
  • Que o aluno reconheça a razão como forma de comparar grandezas. 
  • Que o aluno reconheça números decimais e extensão de suas casas. 
  • O aluno deve efetivar cálculos envolvendo as quatro operações com números racionais conhecer potenciação e simplificação de fração.
  • Resolver problemas que envolvem a  potenciação,  radiciação e ter conhecimento em  geometria básica.
  • Que o mesmo tenha conhecimento em porcentagem e proporção.  



      Metodologia:
  • Aulas expositivas relacionadas a números racionais (Utilizar aula expositiva para introduzir o assunto em sala de aula e estimular o aluno ao conhecimento)
  • Propor resolução dos exercícios. (Propor resolução de exercícios envolvendo números racionais)
  • Corrigir estes exercícios para eliminar as duvida. (Dando exemplos práticos e de forma que estimule a sua curiosidade)
  • Propor resolução de exercícios complementares como trabalho extraclasse. 
  • Utilização do caderno do aluno do Governo do Estado de São Paulo.

     Números Racionais:
  • Transformações de decimais finitos em fração. Mostrar para o aluno que números racionais podem ser utilizados, tanto em situações caseiras: receitas usam de material de limpeza e higiene, dentre outros. Em jornais e revistas com apresentação para análise de dados nas reportagens ou em gráficos e tabelas. Em problemas escolares relacionados a vários outros conteúdos. Enfim, a utilização dos Números Racionais é muito vasta, portanto, aqui são apenas alguns exemplos.

      Dizimas Periódica e Fração Geratriz:
  • Dizimas periódica e fração geratriz. Mostrar para o aluno a sua aplicação no dia a dia tendo como exemplo a contextualização de problemas tais como: “Vovô Hermínio, que tem 7 netos, comprou 1 cento de balas. Sem dizer quantas balas havia no saco, entregou-o às crianças com a recomendação de que distribuíssem as balas igualmente entre elas assim” E com isso estimular o aluno ao aprendizado.

     Potenciação:
  • Propriedades para expoentes inteiros. (Mostrar para o aluno que a potenciação é uma multiplicação de fatores iguais). Ex. 2³=2x2x2= 8
  • Tratamento da Potenciação. (Trabalhar com o aluno problemas contextualizados envolvendo potenciação tendo como exemplo situações do seu dia a dia).
     Avaliação:

  • Avaliação contínua e paralela;
  • Avaliação de aprendizagem com números racionais;
  • Avaliação através de prova escrita com e sem consulta.
  • Correção de exercícios complementares. 
  • Assiduidade 


                                                                  Fluxograma do Percurso


Nenhum comentário:

Postar um comentário